Os 8 maior Benefícios da prática diária da Meditação
- Poder da Meditação

- 17 de jun. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2019

A meditação é uma prática milenar que promove diversos benefícios aos seus praticantes.
Esta prática é muito relacionada a algumas linhas filosóficos ou religiosas como o budismo, por exemplo.
Porém a meditação vai bem além disso. Ela é uma prática de foco e concentração que gera uma série de benefícios comprovados cientificamente.
Os 8 benefícios da prática diária da meditação
Alguns dos benefícios da meditação já são bem populares e provavelmente você já dever ter ouvido falar deles.
Geralmente associamos a meditação ao senso de calma, tranquilidade, leveza e paz interior.
Porém a ciência vem provando que há muitos outros benefícios em adicionar essa prática em sua rotina, como efeitos positivos, no corpo, bem estar e saúde mental.
1. Diminui o estresse
Segundo Jon Kabat-Zinn (Psicólogo e Ph.D), a meditação ajuda o praticante a lidar com o estresse sem fugir da dor e do sofrimento de algumas situações.
O stress é a resposta às exigências colocadas sobre o corpo e a mente. Quanto mais angustiado pela dor ou ansiedade, pior você vai se sentir e terá consequências fisiológicas
Se você pode aprender a se sentir confortável dentro da dor ou ansiedade, a experiência será completamente mudada. Você não está tentando fazer a dor ir embora.
Este é um ponto fundamental que as pessoas, às vezes, não compreendem em primeiro lugar e que muda tudo.
Zinn diz que, quando vemos os problemas como o estresse por outro ponto de vista, descobrimos que há uma quietude interior e paz dentro de algumas das situações de vida mais difíceis.
Então você não tem que fugir para conseguir superar mas sim pode resolve-los acalmando a mente e observando a situação.
2. Ajuda em atividades Multitarefa

Realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode ser um desafio e o estudo de pesquisadores da Universidade de Washington avaliou os efeitos da meditação no comportamento multitarefa de trabalhadores em um ambiente com alto nível de estresse.
Dividindo a empresa em 2 grupos. Um deles onde os participantes praticavam sessões curtas de meditação diariamente, e o outro grupo não realizava a prática.
Os pesquisadores observaram então que somente o que praticou meditação permaneceu nas tarefas longas e fez menos interrupções nas atividades, comparado com o grupo que não realizou a prática
Além de que os participantes do grupo que realizou as práticas meditativas apresentaram melhora na memória nas tarefas que realizaram.
3. Melhora a função imunológica
Um estudo avaliou os efeitos da prática da meditação em um programa de treinamento clínico de 8 semanas aplicado em profissionais saudáveis.
A atividade cerebral foi medida antes e imediatamente após meditação e então 4 meses depois do programa de meditação de 8 semanas.
Logo depois, tanto os participantes do grupo de meditação quanto do grupo controle(que não realizou a prática da meditação) de uma lista de espera foram vacinados contra influenza.
Os pesquisadores reportaram que houve aumento significativo nos anticorpos em reação à vacina nos participantes que meditavam em comparação ao grupo controle.
Eles concluem que seus achados demonstram que um programa curto de meditação produz efeitos positivos no cérebro e na função imunológica.
4. Ajuda na qualidade do sono
O efeito da meditação na qualidade do sono foi avaliado no estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia.
Dois grupos de adultos com 55 anos que sofriam de transtornos moderados de sono passaram por duas intervenções distintas:
Meditação (24 pessoas)
Programa de educação da higiene do sono (25 pessoas)
Como resultado, a meditação resultou em menos insônia, fadiga e depressão do que o grupo do programa altamente estruturado de higiene do sono.
5. Melhora na aprendizagem
Em mais um estudo, pesquisadores sugerem que 4 dias de meditação já causam efeito positivo na aprendizagem e no humor.
Um grupo de 24 estudantes participou de quatro sessões de meditação e o grupo controle de 25 estudantes ouviu áudio de um livro gravado.
Os participantes que não tiveram experiência de meditação anterior foram avaliados nos quesitos humor, fluência verbal, codificação visual e memória de trabalho.
As duas intervenções foram eficazes em melhorar o humor, mas apenas o breve treinamento de meditação reduziu fadiga, ansiedade e aumentou a atenção plena.
Também houve significativa melhora no processamento memorização e aprendizagem no grupo que praticou meditação
Os pesquisadores afirmam, no entanto, que não sugerem que a meditação breve é muito mais eficaz do que a prática mais extensiva.
Mas apenas que seus achados mostram que de imediato, há benefícios da meditação em curto prazo. E isso pode fazer com que pessoas continuem a meditação.
6. Ajuda na memória de trabalho
Pesquisadores do Departamentos de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade da Califórnia, analisaram o efeito da meditação na atenção plena e na capacidade de impedir a mente de vagar durante tarefas que exigem atenção, como trabalho, provas e testes.
Os 48 universitários da universidade que participaram do estudo foram avaliados em capacidade de memória de trabalho, distração e desempenho no exame de admissão de mestrado.
Logo depois, um grupo passou por duas semanas de treinamento de meditação e o outro participou de um programa de nutrição para educação alimentar.
Eles refizeram os testes e o grupo que não fez meditação não teve resultados diferentes.
Por outro lado, os universitários que praticaram duas semanas de meditação, obtiveram menos pensamentos vagos, foram melhores nos testes de memória e compreensão de leitura.
7. Meditação promove bem-estar psicológico

Para determinar esse efeito, os pesquisadores avaliaram 174 adultos em um programa clínico de redução de estresse com base em meditação.
Foram 8 sessões com participantes que lidavam com problemas de estresse, ansiedade e dor crônica.
Os participantes completaram avaliações de atenção plena, estresse percebido, sintomas e bem-estar antes e depois do programa de meditação.
Eles também tiveram que monitorar a prática da meditação em casa.
Os resultados mostraram aumento da atenção plena e bem-estar, ao mesmo tempo que houve diminuição de estresse e outros sintomas com a meditação.
E os exercícios formais também feitos em casa, foram significativamente positivos na melhoria do funcionamento psicológico.
Naturalmente, o estudo sugere que a prática de meditação leva à melhoria do bem-estar.
8. Mais atenção e autorregulação
Outro estudo que aposta na prática da meditação de curto prazo para mostrar seus efeitos. Pesquisadores chineses avaliaram 80 estudantes após 20 minutos de meditação por 5 dias.
Os 40 estudantes que fizeram meditação obtiveram melhores resultados do que os 40 do grupo de treinamento de relaxamento. Os principais benefícios foram:
Aumento da atenção;
Menos ansiedade,depressão, raiva e fadiga;
Alto vigor na escala de estado de humor;
Significativa diminuição do estresse.
Em resumo, podemos perceber que a prática diária da meditação é realmente transformadora para nosso corpo e nossa mente.
Se dúvidas se você ainda não é praticante da meditação eu te encorajo a começar assim que possível.
Como vimos no decorrer do texto, poucos dias da prática já são suficientes para começarmos a ver os resultados positivos, imagina só mantar a prática a longo prazo.
Se quiser saber mais sobre os benefícios da meditação e aprender de forma prática como inserir o meditação em sua vida de forma simples é só >CLICAR AQUI<
Gratidão pela companhia, uma for abraço e até a próxima!

Comentários